SOLICITE ORÇAMENTO

(41)9974-0707 ou (41)9991-6124 

Nosso Site

Saúde pública vs saúde privada

Postado no dia 16/11/2016 por admin na categoria Saúde

saude publica x saude privada

O Brasil possui um sistema de saúde pública, porém, o SUS (Sistema Único de Saúde) não está dando conta de atender toda a demanda da população brasileira. Sendo assim, os cidadãos, cada vez mais buscam auxilio da saúde privada para ter um amparo de saúde realmente efetivo para quando se fizer preciso. Contudo, é importante escolher um plano de saúde adequado às suas necessidades, conheça a Clinipam.

Ambos os dois sistemas de saúde são universais na sua cobertura, porém divergem em um aspecto fundamental: enquanto um é totalmente financiado pelo governo, o outro tem seus investimentos oriundos da iniciativa privada.

Saúde pública

O Brasil possui um sistema único de saúde (SUS), que foi instituído desde a Constituição nacional de 1988, o SUS tem como princípios a universalidade, equidade e integralidade da atenção à saúde. Para poder compreender o quais suas atribuições, é necessário saber o que esses termos significam nesse contexto.

universalidade indica que o sistema único de saúde deve ser acessível a toda a população, uma vez que, entre outras fontes, esse sistema é pago através da arrecadação tributária paga por todos.

Equidade significa que todo cidadão usuário do SUS, deve ser tratado de maneira igual, ou seja, com a mesma presteza de serviços médicos independente de cor, idade, sexo, condição social e qualquer outro aspecto.

integralidade de atenção é muito complexa e difícil de atingir em totalidade. Pois ela necessita de um modelo que preze pela prevenção, pelo tratamento e continuidade de vida saudável após alta. Nesse aspecto entram ações como as de prevenção a dengue, bem como vacinas, serviços de emergência para ocorrências agudas. Nesse aspecto de responsabilidades do SUS também se encontra o acompanhamento de saúde pós dispensa médica.

Com isso, obviamente se nota que o sistema único de saúde do Brasil é lindo e beira a perfeição, na teoria é claro!

Sabe-se o quanto ele é falho, frágil, demorado e nem de longe consegue atender a demanda de uma população de mais de 200 milhões de habitantes. Profissionais são sobrecarregados, não se tem equipamento e material pra atendimento, superlotação e falta de leitos, profissionais preferem não fazer concurso, pois têm a visão do estado como um mau patrão. Enfim, inúmeros são os motivos para que a saúde pública esteja um caos no país.

Saúde privada

Existe também a forma de adquirir atendimento médico pela rede particular. No atendimento pago e privado tudo funciona, sempre há vagas, sempre se encontram profissionais, leitos e equipamentos disponíveis para auxiliar o tratamento. Porém essa alternativa pode fugir do orçamento de muitos brasileiros.

Isso leva ao questionamento “o que fazer quando ficar doente?”, muitos brasileiros preferem não esperar meses, ou até mesmo anos, para conseguir uma consulta ou cirurgia pelo SUS. Porém a opção de pagar qualquer tratamento de forma integral à rede particular ainda não é uma realidade possível para muitos, por isso vêm se optando cada vez mais pelos planos de saúde, uma opção particular e viável a grande parte da população.

Planos de saúde com qualidade em Curitiba

Conheça a Clinipam, com 13 unidades na região de Curitiba, contamos com uma grande variedade de especialidades e planos de saúde. Temos uma excelente estrutura para te ajudar a preservar o seu maior bem, sua saúde. Entre em contato conosco e se informe mais, acesse http://www.clinipamvendas.com.br ou ligue (41) 3014-0015.